A baixa da vila medieval

Na Leiria medieval assiste-se a uma convivialidade comercial e cultural entre Muçulmanos, Cristãos e Judeus. Partilham a vila medieval extra muros.
Os indícios da presença judaica em Leiria são bastante antigos. Os primeiros documentos escritos remetem para o início do século XIII, não havendo motivos para se duvidar de uma presença anterior, ainda que não comprovada documentalmente.
A Judiaria torna-se um centro destacado de cultura, não só pelo pioneirismo na imprensa, mas também pela presença de um conjunto muito diversificado de profissões urbanas de grande interesse social e económico, com especial destaque para a atividade financeira e médica.
Construída igualmente na planície aluvial, nos finais do século XII, princípios de XIII, a Igreja de S. Martinho, ligada ao Hospital ou Albergaria de Todos os Santos e desaparecida para dar lugar à modernidade pós-renascentista, foi uma das primeiras igrejas da cidade, depois da Pena, junto ao último reduto, e S. Pedro, na alta cercada, que certamente marcou o perfil de Leiria na Idade Média.