As primeiras ocupações humanas

Sabes qual é o rio Lis, o que banha Leiria? Esse mesmo. Leiria está, aproximadamente, a um terço do percurso do rio.
A cidade está na sua origem ligada ao domo formado por rochas de dolerito ofítico. Difícil de dizer, não é? Mas o mais importante é que, nesse domo, assentou o castelo e, na margem do rio, na zona baixa, rodeado por colinas que o protegem do vento, cresceu o centro histórico!
Já deves estar a pensar: “então e as pessoas quando é que aparecem?”. Pois, ia mesmo agora falar disso: no Vale do Lis é possível ver, em muitos sítios ao ar livre, nas margens de antigos cursos de água, vestígios das primeiras ocupações humanas! Aí, é possível encontrar cascalheiras, formadas por pedras de muitos tipos como quartzo, quartzito e sílex – ótimos nomes para animais de estimação – mas que, neste caso, serviam para fazer objetos para caçar e para outras atividades. Já imaginaste o que seria caçar com utensílios de pedra? Que trabalheira!
No entanto, como as condições eram muito boas para os primeiros homens aqui viverem, faz todo o sentido dizer que o Homem se fixou aqui. Um bom exemplo é o fóssil da Criança do Lapedo, que nos permite discutir o que sapiens e neanderthalensis tinham em comum.
Mas não ficamos por aqui! Nem imaginas quantas pessoas passaram por cá! Vamos descobrir?

Glossário

  • Domo: elevação do solo com o formato de uma esfera partida ao meio. No caso do domo dolerítico de Leiria, foi formado há cerca de 150 milhões de anos, através de uma fratura no interior da terra que foi preenchida por magma, que arrefeceu e solidificou no seu interior. Posteriormente, ao longo de milhares e milhares de anos, as transformações no solo permitiram que este pequeno domo se destacasse na paisagem, tal como hoje se vê.
  • Sapiens: nome científico da nossa espécie, os humanos. Existe desde há cerca de 350.000 anos; antes dela existiam outras espécies, com aspeto físico e comportamentos um pouco diferentes dos nossos. A palavra sapiens vem do latim e significa “sábio”.
  • Neanderthalensis: nome científico de uma espécie que existiu antes e em simultâneo com os sapiens. Eram pessoas parecidas connosco, mas um pouco mais pequenas e robustas. Os primeiros Neanderthalensis apareceram na Europa há cerca de 400.000 anos e por cá ficaram até há aproximadamente 28.000 anos. Esta palavra está relacionada com o nome do local onde foram encontrados vários esqueletos desta espécie: Vale de Neander, na Alemanha.