A Alta Idade Média
Mundos do Norte e mundos do Sul

E agora, abram alas, porque outros povos chegaram! Vindos do centro e leste da Europa, vieram mudar a realidade que existia na época romana.
Não há muitos vestígios deste período em Leiria, até pode parecer que ninguém andou por cá, mas, quem sabe, as memórias destes povos, podem estar escondidas bem no fundo deste espaço. Por exemplo, num sítio não muito longe, no concelho da Nazaré, podes encontrar o templo de inspiração Visigótica de S. Gião.
O mundo urbano trazido pelos árabes era muito diferente do mundo do norte da Europa. Nas cidades do Sul conviviam povos de diferentes religiões, como muçulmanos, judeus, cristãos.
As trocas comerciais, ou seja, a compra e venda de produtos, entre estas populações, vão-se tornando mais habituais.
Em Leiria, existem poucos materiais desta época. Apesar de tudo, no morro do Castelo, foram identificadas peças de cerâmica com características islâmicas!

Glossário

  • Muçulmano: alguém que professa o islamismo. Crente num único Deus, Alá, que revelou as suas leis e mandamentos a Maomet, na forma de um livro escrito, o Alcorão, e ensinamentos e normas transmitidos pelo profeta. Esta religião surge em 632, na Arábia Saudita. Dominou em território português entre 711 e 1249.
  • Judeu: alguém que professa a religião judaica, originária de Israel. Crentes num único Deus, que revelou as suas leis e mandamentos a Moisés no Monte Sinai, na forma de um livro escrito, a Torá. Foram expulsos e perseguidos várias vezes e de vários locais, ao longo da sua história. Em Portugal fixaram-se ainda durante o Império Romano e foram expulsos no final do século XIV.
  • Cristão: alguém que professa o cristianismo. Os cristãos acreditam que Jesus de Nazaré é o Messias profetizado na Bíblia Hebraica, alegando que Jesus teria sofrido, morrido e ressuscitado para abrir o caminho para o céu aos crentes. Também os Cristão fundamentam a sua fé na leitura de um Livro Sagrado, a Bíblia.