A Vila Medieval extramuros de Leiria é partilhada por Muçulmanos, Cristãos e Judeus. Há indícios da presença judaica em Leiria que são muitos antigos! Vê lá que os primeiros documentos escritos que referem judeus de Leiria são do início do século XIII! Foi há muito tempo!
A Judiaria, que é o nome que se dava ao local onde viviam os Judeus, tornou-se um centro de destaque da cultura. São famílias judaicas que introduzem a tipografia e imprensa em Leiria, e na judiaria existem médicos, ourives, mercadores, ferreiros, tintureiros, correeiros, tecelões e latoeiros, entre outros.
Não sei se já sabias, mas uma das primeiras igrejas construídas na baixa da vila, nos finais do século XII e inícios do século XIII, foi a de S. Martinho, onde hoje é a Praça Rodrigues Lobo, depois das Igrejas da Pena e de S. Pedro, ambas na alta cercada, que de certeza marcaram a paisagem de Leiria na Idade Média.
Glossário
- Imprensa: arte de imprimir. Na Europa, este processo foi inventado por Johannes Gutenberg no século XV. Em 1455 Gutenberg imprimiu o primeiro livro, uma Bíblia, e séculos depois, no início do século XVIII, esta técnica foi adaptado para fabricar jornais. A imprensa facilitou o acesso à informação.




