A cidade de Leiria

Tenho outra novidade para ti, aposto que esta não sabias! Certamente, acreditas que Leiria foi sempre uma cidade, mas na verdade, isso só aconteceu quando se tornou, em 1545, primeiro Diocese, no dia 22 de maio, e pouco depois Cidade, no dia 13 de junho.
Os Judeus foram expulsos de Portugal em 1496 por D. Manuel I, para não se chatear com os reis vizinhos de Castela. No entanto, algumas famílias de judeus ficaram, tornando-se cristãos-novos. Nalgumas famílias mantiveram-se as tradições judaicas ao longo de gerações, pelo que foram perseguidas pela Inquisição, como aconteceu a vários parentes do nosso poeta Francisco Rodrigues Lobo – se ainda não conheces, aproveita para saber mais sobre ele.
O que veio transformar verdadeiramente o desenho da cidade foi a demolição da Igreja de S. Martinho, associada à construção da Sé, por iniciativa do primeiro Bispo, Frei Brás de Barros. Assim, apareceu um novo espaço para toda a gente: a Praça. Nesta existiu o palácio manuelino dos Vila Real, quase até ao final do século XIX.

Glossário

  • Cristãos-novos: também chamados conversos, era a designação dada em Portugal aos judeus e muçulmanos convertidos ao cristianismo e seus descendentes, em contraposição aos cristãos-velhos (genuínos).
  • Inquisição: Era um tribunal, dentro da Igreja Católica Romana, cujo objetivo era combater a heresia, blasfémia, bruxaria e costumes considerados desviantes. Simplificando, era uma espécie de polícia da religião, que recorria a métodos violentos para controlar a fé e práticas religiosas das populações.