Collippo e o povoamento romano

A cidade de Collippo, pequeno município romano referido por Plínio, situada a sul de Leiria, nos limites do atual concelho, com a maior parte da área de ocupação no concelho da Batalha, foi inicialmente um povoado túrdulo. Em época romana, este assentamento urbano, era o centro administrativo de um território alargado no qual se integrava uma rede de villae rurais romanas e outros povoados, nos quais se incluía o que se localizava no morro do atual Castelo de Leiria.
No morro do Castelo de Leiria foram descobertas diversas estruturas de época romana que demonstram que o povoado indígena aqui situado foi romanizado, existindo inclusive vestígios de estuques pintados, que indiciam a existência de um importante edifício.
Os vestígios encontrados na margem direita do rio Lis, em Martim Gil, permitem concluir da existência de um intenso povoamento ligado à atividade agrícola. Neste lugar foi descoberto o mosaico paleocristão com a referência a Orfeu e à lenda que o envolve, reforçando a importância da existência da ocupação deste período, e da expressão cultural da Pax Romana.