E agora vamos assistir a uma magia: como se transforma o Rural no Urbano? Aqui, garanto que não há pozinhos de perlimpimpim, mas começou com uma tentativa de fazer um plano, que não teve sucesso.
A permissão de construção em solos anteriormente classificados como rurais – e, portanto, onde não era permitido construir - vai permitir aos agentes imobiliários privados construir de forma caótica ou especular com o preço dos terrenos, cada vez mais elevado.
O Plano Geral da Urbanização de Leiria fica pelo caminho e dá lugar ao Plano Diretor Municipal, do qual se espera tudo o que há de bom no ordenamento harmonioso para a cidade e concelho.
Enquanto isto, parece que se está a montar um puzzle, pois a cidade é feita à peça: as operações de loteamento urbano vão preenchendo o espaço com maior ou menor intervenção do município.
Pode parecer tudo uma grande confusão, mas vamos ver o que aí vem.
Glossário
- Plano Diretor Municipal: faz a gestão e ordenamento do território de cada município, indicando o que se pode construir ou alterar, e onde (definindo, por exemplo, zonas industriais, zonas residenciais, zonas comerciais).
- Ordenamento: planeamento do aspeto das cidades, ou seja, a relação entre a localização das casas, estradas, fábricas, rios, hospitais, etc. O objetivo do ordenamento urbano é tornar as localidades espaços organizados, com acesso fácil a redes de água, energia elétrica, saneamento e transportes, por exemplo, e onde as pessoas se sintam bem.
- Loteamento urbano: divisão do terreno de uma cidade, de modo a definir os lugares em que se constrói cada tipo de edifício ou terreno: casas para habitação, fábricas, Parques, Jardins, etc.





