Século XX
A criação do Plano Diretor Municipal

Quando foi publicado o primeiro diploma sobre Planos Diretores Municipais, em 1982, estendeu-se a todo o país esta imposição e passou a ser regra, pois começou a ser obrigatório, que os municípios tivessem Planos Diretores Municipais aprovados, para se ter acesso a fundos comunitários.
No caso de Leiria, este Plano começou com o MEREC, um programa pago pela FLAD que, entre outros objetivos, se centrou no lançamento da elaboração do Plano Diretor Municipal que foi validado em 1995.

Glossário

  • Fundos comunitários: são ajudas financeiras, ou seja, dinheiro, que a União Europeia distribui pelos seus países-membros.
  • MEREC: o Projeto MEREC - Managing Energy and Resource Efficient Cities, pode ser traduzido para português como “Projeto de cidades eficientes na gestão de energia e nos recursos”. Foi um projeto criado nos anos 1970, para tentar combater problemas relacionados com o aproveitamento de energia.
  • FLAD: é a sigla de Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, instituição que pretende aumentar o desenvolvimento de Portugal através da cooperação entre Portugal e os Estados Unidos da América.