O Século XX
O fim do Estado Novo - A Democracia

agora, chegamos a outro grande momento: o fim do Estado Novo e a implantação da democracia!
Graças a este novo regime, em 1977, foi possível que acontecesse a exposição “O Saque da Cidade de Leiria”! Uma verdadeira reação cultural às consequências trazidas pelos interesses imobiliários. Este foi o primeiro manifesto público de uma nova consciência, que antes da democracia não se teria conseguido mostrar desta forma. Olha só para o cartaz!
Tornou-se mais fácil o acesso a créditos ou empréstimos pelos agentes económicos, muitas pessoas procuravam casa onde pudessem viver e os emigrantes enviavam capital, ou dinheiro, permitindo crescimento urbano, e que Leiria começasse um ciclo de desenvolvimento, tal como outras cidades.
Acredites ou não, este ciclo continuou pelos anos 1980 e 1990 e trouxe um crescimento ainda maior da cidade, ocupando as antigas quintas e casais que a envolviam nos anos 1950!

Glossário

  • Democracia: palavra de origem grega (demos = povo + kratos = poder) que significa “poder do povo”. É um regime político em que os cidadãos elegem seus representantes por meio do voto. Numa democracia, o Governo tem de defender o respeito pela liberdade, ao contrário do que acontecia durante a Ditadura.
  • Interesses imobiliários: são interesses de agentes privados, como por exemplo empresas, que negoceiam a compra e venda de terrenos e habitações, procurando sempre obter o máximo lucro ou dinheiro possível.
  • Agentes económicos: são pessoas ou instituições que, através das suas decisões e ações, influenciam de alguma forma a economia e a circulação do dinheiro num território.