O Século XX
O fim do Estado Novo - A Democracia

A Exposição “O Saque da Cidade de Leiria”, realizada em 1977, é o primeiro manifesto público de uma nova consciência, resultado por um lado da implantação do novo regime democrático e por outro de uma reação cultural à desregulação originada pelos interesses imobiliários. Leiria, como qualquer outra cidade, iniciava um ciclo de desenvolvimento, com base no crescimento urbano impulsionado por capital acumulado pela imigração, pelo acesso fácil ao crédito pelos agentes económicos e pela população à procura de habitação.
Este ciclo prolonga-se pelos anos 80 e 90 e vem a configurar o maior crescimento em mancha de óleo da cidade ocupando, com operações de loteamento, as antigas quintas e casais que envolvem a cidade dos anos 50.

Quinta Carvalha, Quinta da Bela Vista, Quinta da Carvalha, Quinta da Fábrica, Quinta da Gordalina, Quinta da Guimarota, Quinta da Malta, Quinta da Matinha, Quinta da Mourã, Quinta da Pilada, Quinta das Pousadas, Quinta de Baixo, Quinta de Cima, Quinta de Martingil, Quinta de Porto Moniz, Quinta de S. Bartolomeu, Quinta de S. Jorge, Quinta de S. Venâncio, Quinta de Santa Clara, Quinta de Santo António, Quinta de Vale de Lobos, Quinta do Alto Vieiro, Quinta do Amparo, Quinta do Arco, Quinta do Barruivo, Quinta do Bispo, Quinta do Cabeço, Quinta do Cavaleiro, Quinta do Chorão, Quinta do Jardim, Quinta do Jericó, Quinta do Moacho, Quinta do Paraíso, Quinta do Pataeiro, Quinta do Pisão, Quinta do Seixal, Quinta do Seixo, Quinta do Seminário, Quinta do Taborda, Quinta do Vinagre, Quinta dos Capuchos, Quinta dos Espadeiros, Quinta dos Reis.

Casais da Cruz d’Areia, Casais de S. Romão, Casais de Santa Clara, Casal Carolino, Casal Carregal, Casal da Custódia, Casal da Rebeca, Casal das Fontainhas, Casal das Regueiras, Casal do Cego, Casal do Falcão, Casal do Guerra, Casal do Lopes, Casal do Pão Duro, Casal do Verdeiro, Casal dos Barriscos, Casal dos Matos, Casal Faria, Casal Vale de Lobos, Casal Vale do Mocho, Casal Vale Verde.