Século XXI
A cidade a caminho de um novo século

No final do século XX, sentiu-se a necessidade de melhorar a qualidade da cidade. Como existiam fundos comunitários que ajudavam a concretizar este objetivo, o Município de Leiria desenvolveu várias boas iniciativas a nível ambiental, de modo a conseguir usufruir daqueles fundos.
Ora, uma coisa leva à outra e Leiria acaba por integrar o Programa Polis com as primeiras 10 cidades. “E o que aconteceu?”, querem vocês saber; já vos vou contar, calma.
Apesar de tudo, o resultado foi muito importante para a cidade de Leiria, pois melhorou o espaço público e a qualidade de vida de toda a gente, tanto que aposto que nem consegues imaginar como é viver em Leiria sem todas as coisas boas que esta intervenção trouxe.
Além disso, ficaram outras ideias que se fizeram acontecer nos anos seguintes, de forma a desenvolver a cidade, para que muitas pessoas a queiram visitar e quem sabe morar. Por exemplo, algumas coisas boas que foram feitas nesse sentido: a reconversão do Convento de Santo Agostinho em Museu de Leiria e a reconversão da Igreja da Misericórdia, que hoje é o CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.
Tenho a certeza de que nem sabias que estes sítios já tinham tido outras funções, pois não?